Quem somos?

O GRUPEMAI surgiu em 2019 mediante a participação de um grupo de professores e estudantes de Pedagogia, da UFMT, em uma pesquisa, cujo foco era investigar as dificuldades de aprendizagem em Matemática de alunos do 4º ao 6º ano.  Finalizada a pesquisa, o grupo foi crescendo e hoje conta com 14 pesquisadores, dentre professores da universidade, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores e gestores da educação básica e profissionais de Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que se reúnem quinzenalmente para ampliar seus estudos sobre os processos de aprender e ensinar Matemática, bem como planejar e desenvolver ações junto a alunos e professores de escolas públicas no estado de Mato Grosso. 


Temos como premissa que a formação de professores e a aprendizagem dos estudantes da educação básica, mais particularmente no que tange ao ensino da matemática, alcançarão novos patamares de qualidade a partir do diálogo profícuo e projetos permanentes entre escola e universidade. Compactuamos com Nóvoa (2017)*, sobre a ideia de se compor um terceiro lugar na formação de professores, que corresponde a um lugar híbrido, “de ligação e de articulação entre a universidade, as escolas e da profissão, habitada por universitários e representantes das escolas e da profissão, com capacidade de decisão sobre os rumos da formação inicial, da indução profissional e da formação continuada" (NÓVOA, 2017, p. 1116).


*NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.


Linhas de Pesquisa:


Endereço do GRUPEMAI no Diretório de Grupos do CNPq:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4000842454863613  

Profa. Dra. Sueli Fanizzi 

(Coordenadora)


Pós-doutoranda e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do GRUPEMAI e da ANPED-CO GT19 Educação Matemática e Educação em Ciências. Coordenadora de projetos de pesquisa e de extensão na área de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2276513640050250 

Profa. Aparecida Carmem Costa de Deus


Graduada em Ciências Contábeis e em Administração Pública (EaD), ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, pela Escola Superior Aberta do Brasil ESAB. Desde agosto de 2014 é servidora da Universidade Federal de Mato Grosso, ocupando o cargo de Técnico Administrativo em Educação (TAE). Atuou por sete anos (08/2014 a 01/2021) na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) como Chefe de Secretaria e como Chefe de Gabinete, e em (02/2021 até data atual) assumiu a Gerência de Bolsas e Auxílios (GBA/PRAE), na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. http://lattes.cnpq.br/7630857701495109  

Profa. Me. Fabiana de Castro Silva

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora da rede estadual de educação de Mato Grosso. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grsso (UFMT).

Profa. Gasiele Leal Martins

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Diamantino-FID. Professora da rede Estadual de Mato Grosso- Seduc. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade de Mato Grosso-UFMT. Está vinculado ao GRUPEMAI desde 2022. 


Profa. Glória Fonseca Negrão Martins

Licenciada em Pedagogia. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

Prof. Me. João Pedro Macedo Nascimento Fernandes 

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Educação pelo PPGE/IE/UFMT. Está vinculado ao GRUPEMAI desde 2022. Atualmente é professor de matemática da rede Estadual de Mato Grosso. http://lattes.cnpq.br/8351033114987636 

Profa. Lídia Antonia de Siqueira San Martín de Souza

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Mestranda do Programa de Pós - graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.


Prof. Luís Mauro Costa Nunes

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e licenciado em Matemática pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Professor das redes públicas municipal e estadual.

Prof. Marco Antonio Alves Braga

Professor, formado em Pedagogia. Trabalha na Secretaria Municipal de Educação desde 2000. Atualmente na função de Diretor de Gestão Educacional. Vinculado ao GRUPEMAI desde 2021.

Profa. Mariana Aline Nita

Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou como membro bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado "A interação nas aulas de Matemática: da negociação de significados à construção de conhecimentos.". Pós graduanda em Psicopedagogia pela Uniasselvi.

Prof. Me. Maycon Douglas Ferreira

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso . Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul . Atualmente, é professor substituto na UNEMAT campus Nova Xavantina, professor bolsista no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e professor formador pelo IFMTTem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática, História Oral e Narrativas.

Profa. Ruth Queiroz de Santana

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. Professora da rede municipal de Cuiabá 


Profa. Simone Cristina Rubim Ferreira

Licenciada em Matemática,  professora da rede estadual de Mato Grosso,  há  16 anos atualmente na função de Gestora Escolar. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. 

Prof. Thiago Felipe Ribeiro de Miranda

Possui graduação em Matemática - Claretiano Centro Universitário (2023) e graduação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes.


Profa. Me. Vanessa Lacerda Tarouco

Professora dos anos iniciais da rede municipal de educação de Cuiabá, licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 


InstagramFacebookYouTube